Quarta, 23 Outubro 2019

MOÇÃO Nº 8/2019

A vereadora que a presente assina, no uso da função legislativa que lhe confere o Regimento Interno desta Câmara e nos termos da Resolução nº 110/2011, requer se digne essa Mesa Diretora, “ad referendum” do Plenário desta Egrégia Casa; a encaminhar a presente “MOÇÃO CONGRATULATÓRIA" à UEMG pelos 30 anos na promoção do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, em especial, pelos 18 anos de presença na comunidade claudiense, visando a formação de cidadãos comprometidos com a sociedade.

A UEMG foi criada em 1989, por disposição contida na Constituição do Estado. A Universidade vincula-se à Secretaria de Estado de Educação – à qual compete formular e implementar políticas públicas que assegurem o desenvolvimento científico e tecnológico, a inovação e o ensino superior no Estado. Como previsto quando de sua fundação, é uma Universidade multicampi e está presente, há 18 anos, no município de Cláudio.

Importa registrar a visão de futuro do então prefeito Geraldo Ferreira Vaz, quando se propôs a implantar a Universidade em Cláudio, em 2001, bem como a realizar o Plano Diretor Participativo de Cláudio, o primeiro da região centro-oeste, em 2003. A convergência das ações, historicamente, visavam a garantia do direito à cidade associado ao desenvolvimento da comunidade claudiense.

Do terreno à construção do prédio onde funciona a Universidade, o apoio da Prefeitura Municipal à UEMG tem sido permanente. Neste sentido, a parceria e o diálogo têm alicerçado um projeto societário, de garantia ao ensino superior público de qualidade. Compartilhando desta sensibilidade social, o Prefeito José Rodrigues Barroso de Araújo inicia, no segundo semestre de 2019, as obras de construção de um novo prédio necessário para acolher a demanda acadêmica atual. Além disso, tem colaborado na interlocução com os gestores da microrregião para que também contribuam com este importante projeto.

Desta forma, a UEMG vem se (re)estruturando continuamente. Tradicionalmente associada ao Ensino, agora visa o desenvolvimento de projetos de pesquisa e de extensão junto à comunidade, orientados pelas áreas de formação que oferece e suas interfaces: Pedagogia, nas Ciências Humanas; Administração, Ciências Contábeis e Serviço Social, nas Ciências Sociais Aplicadas.

Atualmente, a UEMG reúne aproximadamente 570 alunos, sendo 62% do municípios de Cláudio, além de Carmópolis de Minas, Carmo da Mata, Crucilândia, Divinópolis, Itaguara, Itapecerica, Itaúna, Oliveira, Passatempo, Piracema e São Francisco de Paula.

A presença da UEMG em Cláudio revela-se ainda como fator de desenvolvimento local, com a formação de uma centralidade urbana e interurbana, cuja tendência tem sido demonstrada em outras cidades. O Governo Municipal tem tido atuação direta neste processo, induzindo esta tendência, sobretudo no que se refere ao ordenamento econômico da cidade. Cláudio tem polarizado uma microrregião a partir dos fixos e fluxos da dinâmica (inter)urbana que a Universidade provoca. Na escala intraurbana, considera-se que junto ao SENAI, a UEMG compõe um lócus diferenciado no município, cujas potencialidades vem se consolidando.

Portanto, este Legislativo, na condição de representante do povo claudiense, não poderia deixar de manifestar reconhecimento pelos trinta anos da UEMG no Estado e, em Cláudio, pelos 18 anos de serviços educacionais prestados à comunidade claudiense.

Cláudio, 23 de setembro de 2019

MESA DIRETORA