Quinta, 10 Fevereiro 2022

INDICAÇÃO Nº 029/2022

O vereador signatário, no uso da função administrativa auxiliar que lhe conferem os artigos 203 e 204 do Regimento Interno, requer se digne essa Mesa Diretora, “ad referendum” do plenário, enviar a presente Indicação ao Chefe do Poder Executivo local, sugerindo-lhe a abertura de mais uma vaga para o cargo de Médico Veterinário no município de Cláudio/MG.

Os médicos veterinários no âmbito do setor público são de grande importância, eles atuam no desenvolvimento de Politicas Públicas e cuidados com a saúde e bem-estar dos seres humanos, animais e meio ambiente. A prevenção e proteção da saúde são de caráter público, e a medicina veterinária através de seus conhecimentos tem um importante papel para combater zoonoses, doenças epidemiológicas e sanitárias.

Com a criação de mais uma vaga para o cargo de medico veterinário a elaboração de estratégias para o controle populacional e bem-estar animal será executada com mais facilidade e com mais celeridade, com o intuito de reduzir a incidência e a prevalência de zoonoses, que agrava a saúde e o meio ambiente.

Conforme disposto no site do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV): “É o Médico Veterinário, por exemplo, quem realiza visitas domiciliares para o diagnóstico de risco à saúde na interação entre os seres humanos, os animais e o meio ambiente. É também ele quem trabalha na prevenção, no controle e no diagnóstico situacional de doenças transmissíveis ao homem pelos animais, as zoonoses; é o caso da raiva, leptospirose, brucelose, tuberculose, dengue, febre amarela, dentre outras”.

Diante todo o exposto, fica claro que o médico veterinário é um importante profissional no setor público, com atribuições que previnem e mitigam os impactos que os animais podem causar na saúde pública, no meio ambiente e na economia do município.

Por estas razões, conto com auxílio dos nobres pares na aprovação desta Indicação.

Cláudio (MG), 10 de fevereiro de 2022.

MARCOS PAULO DUTRA

Vereador (PSB)