Quinta, 14 Julho 2022

MOÇÃO N.º 18/2022

O vereador subscrevente, no uso da função legislativa que lhe confere o Regimento Interno desta Câmara e nos termos da Resolução n.º 110/2011, requer da Mesa Diretora da Casa, “ad referendum” do Plenário, encaminhar a presente “MOÇÃO CONGRATULATÓRIA" ao “Projeto Aquarela”, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados às instituições sociais e filantrópicas e à coletividade claudiense.

O “Projeto AQUARELA” iniciou suas atividades em 2018, por iniciativa de um grupo de amigos, cuja ideia surgiu durante uma conversa descontraída, na qual comentavam sobre os problemas e desafios da sociedade, bem como sobre os impasses que as instituições sociais, principalmente as filantrópicas, passavam e, naquele momento de reflexão, revelou entre eles a disposição de ajudar de alguma maneira a coletividade e as instituições claudienses. Assim, o projeto começou a ganhar vida, tendo, como foco principal, percorrer as mais diversas instituições sociais de Cláudio, com o objetivo de ajudá-las dentro do que fosse possível.

Atualmente, o “Aquarela” conta com a ajuda de aproximadamente 50 colaboradores que têm como tarefa principal a doação do seu “tempo” para servir o próximo. Estar fisicamente presente nas ações é prioridade dos integrantes, que consideram ser o tempo o bem mais valioso de todos, sendo profissionais de diversas áreas: professores, contadores, empresários, vendedores, cervejeiros, engenheiros, enfermeiros, advogados, profissionais liberais, artistas, prestadores de serviços e etc... e, desde a criação do Projeto, seus componentes têm visitado os asilos da cidade, levando a proposta de um café e de passar a tarde conversando com os idosos.

Realiza ações ligadas a arrecadações diversas, para serem destinadas às entidades, como a organização de barraquinhas em eventos culturais, promoção e organização de bares em eventos privados, venda de objetos como, por exemplo, canecas de alumínio personalizadas; merecendo destaque a arrecadação vultuosa de alimentos, roupas e rações para animais, os quais foram enviados para a cidade de Brumadinho/MG, para ajudar as  vítimas da tragédia ocorrida com o rompimento de barragem naquele Município. Ainda apoia ações de outros órgãos, de cunho filantrópico, inclusive, possui parceria com a ONG “Doando Amor” na realização do evento – “Queima do Alho”.

Ações lúdicas também são promovidas pelo Projeto, tal como a “Árvore da Esperança”, que é realizada no período das comemorações natalinas, a qual consiste na instalação de uma árvore, no centro da cidade, onde todos os cidadãos são convidados a deixar seus desejos para o ano vindouro, os escrevendo na mesma e foi promovido um festival musical, em parceria com o Maktub Rock Bar, sendo a renda revertida para projetos sociais.

As ações do “AQUARELA” já beneficiaram diversas entidades da cidade, dentre outras: Apae, Asilos, SPAC, Creches, Clube de Mães, Santa Casa de Misericórdia, Resgate Voluntário, Projeto Prosseguir, Desafio Jovem e também já auxiliou diretamente algumas famílias e crianças em situações de vulnerabilidade social.

Seus integrantes explicam que o nome “Aquarela” foi escolhido inspirado na música, de mesmo nome, de “Toquinho” e destacam um trecho da canção que diz: “Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo, e com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo”.

Relatam que através trecho transcrito se sentem motivados e consideram que cada membro representa uma reta e, a partir do trabalho coletivo, conseguem produzir resultados grandiosos, comparando-os às “retas que formam um castelo”, conforme o poeta diz na canção.

Diante do exposto, o Poder Legislativo de Cláudio/MG, representando o povo claudiense, parabeniza e agradece ao “Projeto AQUARELA” e seus integrantes por todo o trabalho em prol do coletivo.

Cláudio (MG), 14 de julho de 2022.

FERNANDO TOLENTINO

Vereador (PSDB)