Segunda, 18 Abril 2022

MOÇÃO N.º 08/2022

Os vereadores signatários, no uso da função legislativa que lhes confere o Regimento Interno desta Câmara e observando disposições da Resolução n.º 110/2011, requerem da Mesa Diretora da Casa, “ad referendum” do Plenário; encaminhar esta “MOÇÃO DE PESAR” à família de Helton Ferreira Pinto, pelo seu falecimento.

Helton Ferreira Pinto, empresário, nasceu em 10 de abril de 1957, é o quarto Filho de Alberto Ferreira Pinto e Ester Pinto, sendo seus irmãos Sônia, Helvio, Helvécio, Glauria e Helvenécio.

Aos 10 anos de idade, começou a se dedicar à vida profissional, na Fundição Jodoal, onde dizia a todos com muito orgulho que trabalhava utilizando os ensinamentos que adquiriu com o seu pai e que todo o dia almoçava, rapidamente, para que pudesse ter tempo de jogar bola no horário de almoço, antes de retornar ao trabalho.

Helton não possuía muito estudo, mas tinha um grande desejo de ser empreendedor. Esteve à frente na fundação de algumas indústrias desta cidade, dentre elas as Fundições Santana e Ferminas e, em 1998, conseguiu realizar seu grande objetivo, fundar sua empresa “Metalúrgica Metalmig Ltda.” que hoje se encontra no mercado há quase 24 anos. Sempre teve aptidão para desenvolver projetos voltados à área de metalurgia!

Viveu com alegria, entusiasmo e simpatia e era conhecido também pelo seu carisma e solidariedade, e com estas qualidades ajudava quem precisava da maneira que podia, oferecendo emprego, apoiando e abrindo portas para novas oportunidades.

Foi casado com Fátima Ambrosina Castro Ferreira, sua companheira durante 34 anos de matrimônio, com quem formou família e teve duas filhas, Jordana Castro Ferreira e Clarissa Castro Ferreira as quais confiou a METALMIG para que juntas realizassem sua gestão; teve o prazer e se realizou ao conhecer seus dois netos, Mateus Ferreira Oliveira e Maria Júlia Ferreira Oliveira, filhos de sua primogênita.

Em 2016, foi diagnosticado com Hepatocarcinoma, mas a doença não fez com que deixasse de aproveitar sua família e amigos. Mesmo com a saúde debilitada, realizou sonhos, viajou e seguiu, dia pós dia, lutando sem nunca desistir ou se entregar, foram seis anos buscando tratamentos, persistindo, com esperança de cura e nesse processo se voluntariou para participar de experimentos médicos, tratamentos como Ondas Elétrico Magnéticas em São Paulo, se dispôs a tentativas de medicamentos, mesmo que as possibilidades de sucesso fossem pequenas.

Em 26 de março de 2022, Helton veio a falecer e teve uma passagem linda e serena. Sempre será reconhecido desta forma: um homem amigo, animado, alegre, de bom coração e divertido. Suas lembranças e histórias são dignas de muito afeto, respeito e admiração!

Diante de tudo o exposto, a Câmara Municipal de Cláudio manifesta profundo pesar pelo falecimento de Helton Ferreira Pinto, o “Butão da Metalmig” e deseja aos seus familiares e amigos serenidade para suportar este difícil momento.

Cláudio (MG), 18 de abril de 2022.

MESA DIRETORA

TIM MARITACA