Quinta, 31 Março 2022

MOÇÃO N.º 05/2022

Os vereadores signatários, no uso da função legislativa que lhes confere o Regimento Interno desta Câmara e observando disposições da Resolução n.º 110/2011, requerem da Mesa Diretora da Casa, “ad referendum” do Plenário; encaminhar esta “MOÇÃO DE PESAR” à família de José Gabriel Alves, pelo seu falecimento.

José Gabriel Alves, conhecido também como “Zé Meleca”, nascido em 31/03/1959, era filho único de Gabriel Alves e Cecília de Souza Alves. Nasceu e viveu seus primeiros anos de vida na Rua Goiás, em Cláudio/MG e, desde criança, sempre foi muito alegre, de riso fácil e que conquistava amigos por onde passava.

Sua infância foi marcada por muitas brincadeiras e histórias, uma delas, de quando seu saudoso e amado pai construiu para o garoto um carro de madeira, que foi um grande divertimento e alegria na época, reunindo crianças, amigas de José Gabriel, para desfrutar da invenção realizada por seu pai.

Iniciou o período escolar na Escola Inocêncio Amorim, onde cursou os primeiros anos de estudo e, quando rapaz, frequentou a Escola Quinto Alves Tolentino, na qual concluiu o ensino médio. José Gabriel sempre foi inteligente, ótimo aluno e contava que durante o período que frequentou a escola ajudava seus colegas nas provas e matérias lecionadas.

Começou a vida profissional ainda na adolescência, aos 12 anos de idade, na fundição Jodoal. Trabalhou por 40 anos na indústria claudiense e, nessa trajetória, por algumas empresas, conquistou muitas amizades.

Sua juventude foi marcada pela participação na Roda de Samba do Rosário, em que ele atuava tocando tamborim e desfrutou de momentos especiais com os amigos. Nessa fase da vida também se dedicou ao esporte, jogando futebol e participando de diversos campeonatos realizados à época. Segundo a história do esporte em Cláudio, “Zé Meleca” foi um “craque de bola”.

Também era um grande apreciador de cerveja, adorava estar reunido com amigos e familiares desfrutando de uma boa conversa e gostava bastante de frequentar “botecos”, nos quais fez grandes amizades.

Casou-se com Maria Auxiliadora (Dorinha) em 02/12/1988, com quem teve uma filha, Gabriela. José Gabriel serviu a Igreja, participando do Encontro de Casais com Cristo, ministrando curso de noivos e fazendo parte do Ministério da Eucaristia.

Foi uma pessoa ímpar, de simplicidade e caráter sem igual. Adorava e conquistava as crianças com balas, guloseimas e alegria, era um ótimo conselheiro e ombro amigo, se preocupava em ajudar o próximo e esbanjava felicidade por onde passava, sempre com um sorriso largo no rosto.

Realizou o sonho de ser avô e nos últimos dias de vida se dedicou e cuidou muito bem do seu neto, João Gabriel.

José deixou saudades! Sua risada e bravura, assim como a responsabilidade e humildade eram fantásticos. Embora tenha falecido cedo, cumpriu muito bem sua missão! O tempo foi generoso e te apresentou o que de melhor um homem pode ter: religiosidade, família, amigos, trabalho e lazer. E agora José, com Deus cuidando e mostrando o caminho para os que aqui ficam, continuamos...

Agradecemos a esse guerreiro por nos ter feito companhia nesta jornada chamada vida!

Eternas saudades!

Diante de tudo o exposto, a Câmara Municipal de Cláudio manifesta profundo pesar pelo falecimento de José Gabriel Alves, o “Zé Meleca” e deseja aos seus familiares e amigos serenidade para suportar este difícil momento.

Cláudio (MG), 31 de março de 2022.

MESA DIRETORA

TIM MARITACA