Terça, 21 Setembro 2021

MOÇÃO Nº 21/2021

O vereador que a presente assina, no uso da função legislativa que lhe confere o Regimento Interno desta Câmara, e nos termos da Resolução nº 110/2011, requer se digne essa Mesa Diretora, “ad referendum” do Plenário desta Egrégia Casa; a encaminhar a presente “MOÇÃO CONGRATULATÓRIA" à Loja Maçônica Fraterna Acácia de Cláudio pelos 33 anos de serviços prestados ao Município de Cláudio-MG.

A Maçonaria Claudiense esteve sempre presente na vida de Cláudio, a Cidade Carinho, nos seus 33 anos de caminhada. Fundada em 19 de Agosto de 1988. vem marcando a vida de todos os Maçons que fazem, ou já fizeram parte da Loja, homens livres e de bons costumes, que zelam pelos ensinamentos da “Arte Real” (ensinamentos da Ordem Maçônica), que é essencialmente Filosófica, Filantrópica, Educativa e Progressista:

- Filosófica - porque em seus atos e cerimônias ela trata a base da moral e da ética pura.

- Filantrópica - porque não está constituída para obter lucro pessoal de nenhuma classe, mas para o bem-estar do gênero humano, sem distinção de nacionalidade, sexo, religião ou raça.

- Educativa - porque é uma escola na qual todos nós, buscando a verdade, procuramos sempre o saber como prioridade, pois um povo esclarecido ascende à felicidade.

- Progressista - porque partindo do princípio da imortalidade e da crença em um criador, não se aferra a dogmas, prevenções ou superstições, mas busca sempre a verdade.

Maçonaria não é uma religião, mas uma sociedade que tem por objetivo unir os homens entre si, numa união recíproca, no sentido mais amplo e elevada do termo. Mas é religiosa, porque reconhece a existência de um Único Criador, Absoluto, Supremo e Infinito ao qual chamam de “Grande Arquiteto do Universo” (Deus) e também porque tem no centro de seu Templo “O Livro da Lei” (a Bíblia).

Fraterna Acácia de Cláudio

A Loja foi criada na Cidade Carinho graças aos 14 maçons que a fundaram com destaque para o trabalho e dedicação do seu primeiro presidente: José Luiz da Rocha Alkmim, somado ao esforço dos José Carlos Gomes de Almeida, Geraldo Marques de Assis, Célio Cláudio Notini Pereira, Rodrigo Rodrigues do Prado, Marcos José dos Santos, José Antônio Ribeiro, Helder Rodrigues de Araújo, José Silveira Campos, Antônio de Oliveira Araújo, Carlos Roberto de Moura, Heber Roberval de Souza, Francisco Marini Neto e José Maria Rocha de Castro. O nome da Loja foi sugestão do Irmão Marcos José dos Santos (Marcão), referendado por todos os demais.

Começaram em um pequeno cômodo na Rua Paraíba, 206, no porão da casa do Viquinho do Dadá. Posteriormente, na rua Minas Gerais, 274, esquina com Curitiba, local simples, construído literalmente pelo maçom Antônio de Oliveira Araújo (Antônio do Juquinha).

O prédio que hoje estão fica situado na Rua Professor Sebastião Moreira, 1020-B, no bairro São Geraldo. Foi inaugurado em 23.11.2002 com a presença de Ilustres Maçons de todo Estado. A decoração e ornamentação foram feitas pelo artista Silva Reis (In memoriam), que posteriormente se tornou Maçom na Cidade de Belo Horizonte-MG.

Este novo espaço só foi possível graças ao empenho dos maçons da época, bem como a colaboração dos ex-Prefeitos Municipais: Antônio Gonçalves Prado (Tampinha) e Onias Guimarães Tolentino (Nanico), dos maçons que doaram o valor da venda da casa da Rua Minas Gerais para a construção e, também, do maçom Pedro Henrique de Oliveira, que doou vários veículos para realização de bingos para levantar recursos para a construção da sede.

É destaque também a dedicação dos maçons Carlos Paulino da Costa, Júlio Cesar de Araújo Batista, Natalício Guimarães Gonçalves, Célio Cláudio Notini Pereira, Fernando José Silva, João Alberto Campos e Silvano Guimarães Junior, pelo empenho diário durante a construção do edifício.

Os Maçons desta Loja estão sempre presentes em diversas instituições em nossa Cidade, sejam Filantrópicas, ONGs, Associações, Cooperativa de Crédito, instituições públicas, instituições religiosas e em diversas empresas da Cidade Carinho, sempre ajudando e zelando pelo bem estar e crescimento de nossa Cidade.

Portanto, assim, esta “Oficina” está operativa em todos os pilares da Ordem Maçônica. Cumpre ainda consignar que esta Loja é referência na Maçonaria Mineira, onde participam ativamente nas decisões e nos rumos da Maçonaria em nosso Estado. Possui hoje um dos Templos Maçônicos mais bem ornamentado e bonito do Brasil,

fazendo jus a grandeza da Ordem Maçônica, bem como a grandeza da nossa Cidade Carinho.

Em nome de Antônio da Silva Rodrigues, Venerável Mestre, parabenizo todos os 44 (quarenta e quatro) maçons ativos em seu quadro, pelos trabalhos sociais e filantrópicos realizados em nosso Município.

(Texto extraído do livro 110 anos da Cidade de Cláudio, escrito por Antônio da Silva Rodrigues com a colaboração de Silvano Guimarães Junior e Célio Cláudio Notini Pereira)

Cláudio, 15 de setembro de 2021

Caio Rodrigues