Quinta, 05 Abril 2018

MOÇÃO Nº 3/2018

A Vereadora que a presente assina no uso de sua função legislativa que lhe confere o Regimento Interno desta Câmara e nos termos da Resolução nº 110/2011, requer se digne essa Mesa Diretora, “ad referendum” do plenário desta Egrégia Casa; a encaminhar a presente “MOÇÃO CONGRATULATÓRIA” aos integrantes do Espetáculo "MANJEDOURA" por valorizar a arte cênica no município de Cláudio.

A ideia da realização de um espetáculo de Natal para as comemorações de final de ano da Prefeitura de Cláudio em 2017 partiu do Assessor de Cultura Rafael Alves. Em uma reunião no Museu Histórico e Artístico de Cláudio entre o Assessor de Cultura, os Coordenadores do Projeto de Teatro "(EM)Cena", Bruno David e Lauro Miguel e o Diretor do Museu Rodrigo Vilaça foi decidido fazer um espetáculo que recontasse a história do nascimento de Jesus; uma vez que esta história é pouco encenada diante das inúmeras construções artísticas de que se tem conhecimento acerca da paixão e morte de Cristo.

Desde o dia em que se decidiu o tema do espetáculo e data de apresentação, os atores e coordenadores do Projeto de Teatro "(EM)Cena" começaram o processo de criação do roteiro e dramaturgia do espetáculo, bem como as elaborações artísticas sobre os cenários, objetos cênicos, efeitos visuais e figurinos. Lauro Miguel assinou o Roteiro e a Direção, já Bruno David assinou a Dramaturgia e a Assistência de Direção do espetáculo que ficou intitulado como “Manjedoura”. A inspiração para a construção da estética do espetáculo partiu das experiências teatrais realizadas pelo Grupo Galpão, de Belo Horizonte, importante grupo teatral mineiro que se destaca nacional e internacionalmente.

Durante aproximadamente 3(três) meses de ensaio, os atores convidados para integrarem o elenco do espetáculo “Manjedoura” estiveram envolvidos num processo de criação que contemplava o teatro de rua, nunca antes experimentado em nossa cidade. Além deste fato, o espetáculo reunia em torno de si outras características que lhe fizeram especial: este foi um espetáculo criado exclusivamente por artistas claudienses, profissionais e amadores, desde sua idealização até a sua execução. Todos os integrantes debruçaram-se sobre o processo e envolveram-se em quase todos os estágios de produção.

Já na idealização de como o espetáculo se construiria, o Assessor de Cultura Rafael Alves e os Coordenadores do Projeto de Teatro "(EM)Cena" traziam consigo um desejo: a apropriação do espaço público, acreditando que a cultura e em especial o teatro tem em si ferramentas suficientes para uma transformação sociocultural frente aos cidadãos; e que a oferta desta experiência artística a título gratuito e em praça pública, seria de fundamental importância para a solidificação das propostas culturais que vêm sendo apresentadas nos últimos anos pela a Assessoria. Também, buscaram integrar os alunos do Projeto de Teatro "(EM)Cena" a uma experiência palpável acerca de uma construção cênica, colocando-os como verdadeiros artistas e multiplicadores da cultura em nossa cidade. Agentes fundamentais para a construção de uma consciência coletiva da importância de se formar cidadãos culturalmente emancipados.

A estreia do espetáculo “Manjedoura” que ocorreria no dia 15 de Dezembro de 2017, na Praça Levi Vitoy de Freitas, às 20h30min foi interrompida por uma forte chuva e remarcada, posteriormente, para a noite do dia 25 de Dezembro, também às 20 horas. Qual não foi a surpresa, o público estava ainda maior e a apresentação transcorreu até o final. A recepção do público foi muito positiva e calorosa e grande parte fez questão de cumprimentar os envolvidos no espetáculo.

“Manjedoura” é um exemplo de que a aposta do poder público na cultura – teatro, música, dança e poesia – é sempre a melhor escolha. Ofertar à população uma experiência artística de tamanho êxito, feita por artistas da cidade e para a cidade é uma ação afirmativa de que Cláudio e seus artistas possuem capacidade de criação e execução de projetos artístico-culturais de profunda penetração social e qualidade elevada. O reconhecimento do público também deve ser ressaltado sob a perspectiva de que a cidade quer e procura opções de lazer saudáveis e artísticas que contemplem o teatro, a música, a dança e a poesia.

Portanto, é necessário agradecer ao chamado do Assessor de Cultura Rafael Alves que possibilitou a criação e execução deste espetáculo; assim como ao Prefeito Zezinho que tem olhado com especial cuidado para a cultura em Cláudio, mostrando-se um entusiasta do assunto, e sendo determinante para a virada cultural que a cidade conheceu nos últimos anos.

Viva a Cultura! Viva o Teatro!

INTEGRANTES DO ESPETÁCULO "MANJEDOURA:

Roteiro e Direção: Lauro Miguel Silva Teixeira

Dramaturgia e Assistência de Direção: Bruno David Adamy Guimarães

Atores:

Lauro Miguel Silva Teixeira , Bruno David Adamy Guimarães ,Lorena Gonçalves Prado Mitre , Rafael da Silva Alves, Damião Kennedy Resende Silva,,Beatriz Cecília Santiago e Silva, Petrônio Prado, Manoel Teixeira Senra, Wanderson da Silva Barcelos, Guilherme Gonçalves Rodrigues, Rebeca do Amaral Alva Zúnica, Álisson Carvalho da Costa, Davi Oliveira Labiapari da Silva , Lucinéia Geralda do Amaral Pereira, Ana Lara Benevenuto Cassimiro , Wallace de Sousa Teixeira.

Bailarina: Aryelle Gonçalves Rodrigues Silva

Adereços Cênicos: Petrônio Prado