Quarta, 29 Março 2017

Moção Nº 001/2017

Os vereadores que a presente assinam, no uso da função legislativa que lhes confere o Regimento Interno desta Câmara e nos termos da Resolução nº 110/2011, requerem se digne essa Mesa Diretora, “ad referendum” do Plenário desta Egrégia Casa; a encaminhar a presente MOÇÃO DE REPÚDIO aos  Deputados Federais eleitos por Minas Gerais  , contra a tramitação e eventual aprovação da PEC 287/2016, conhecida por Proposta de Emenda da Previdência Social, que “altera os arts. 37, 40, 149, 167, 195, 201 e 203 da Constituição, para dispor sobre a Previdência Social, estabelece regras de transição e dá outras providências".

Nós vereadores da Câmara Municipal de Cláudio, solidarizamo-nos com os movimentos sociais representativos das mais diversas categorias profissionais e de aposentados e também manifestamos a nossa preocupação com a proposta de Emenda à Constituição - PEC 287/2016, a qual altera as regras da seguridade Social no Brasil.

A reforma da Previdência Social, por sua importância e pelo impacto causada na vida de milhões de brasileiros, exige um diálogo amplo e sincero com todos os segmentos sociais envolvidos a fim de construir consensos e de encontrar equilíbrio entre mecanismos de proteção social e suas fontes de financiamento, Na contramão desse ideal a liderança governista no Congresso Nacional age no sentido de aprovar a "toque de caixa" o texto original, desconhecendo argumentos consistentes daqueles que alertam sobre o risco de enorme injustiça, caso alterações não sejam implementadas.

Não queremos que a reforma da Previdência atente contra o Princípio Fundamental da Dignidade da Pessoa Humana, condene milhões de brasileiros a trabalhar até a extenuação de suas capacidades físicas e laborais ou desconsidere relevantes aspectos geográficos e sociais, o que caracterizará um grande retrocesso aos direitos dos trabalhadores e penalizará, principalmente, a população mais pobre do país. E essas são alegações consistentes apresentadas por estudiosos e técnicos, muitos deles funcionários de órgãos do governo federal.

Em que pese a aprovação de parecer pela admissibilidade da matéria emitido pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, o que possibilitou a continuidade da tramitação da PEC na Câmara dos Deputados, acreditamos, atentos ao clamor social, que referida proposição não corresponde ao anseio popular, não merecendo, portanto, ser aprovada pelos representantes eleitos e integrantes do Congresso Nacional

Não se olvidando de que o Poder Legislativo, em qualquer esfera da Federação, representa verdadeiro garantidor da democracia e da ordem constitucional, veementemente manifestamos nosso profundo REPÚDIO contra a aprovação da referida PEC da Previdência Social, por entender que a alteração proposta à Constituição de 1988 não corresponde aos anseios e reclamos da sociedade, e requeremos, na oportunidade, que os deputados federais representantes do nosso Estado de Minas Gerais, dêem  voto contrário à aprovação do texto original da reforma da previdência.

Em contrapartida pedimos que solicitem do presidente do Congresso Nacional a construção de uma agenda democrática de debate, usando inclusive os recursos da consulta popular via internet, possibilitando que os brasileiros interessados possam participar da discussão desse tema que é de suma importância na vida de todos nós.

.

Cláudio, 29 de março de 2017.

GERALDO LÁZARO DOS SANTOS

HERIBERTO TAVARES DO AMARAL Vereador

TIM MARITACA

CLÁUDIO TOLENTINO