Quinta, 10 Março 2022

INDICAÇÃO Nº 051/2022

Os vereadores signatários, no uso de suas funções legislativas que lhes confere o inciso III do Art. 39 e inciso V do Art. 201 do Regimento Interno, requer se digne essa Mesa Diretora, “ad referendum” do plenário, enviar o presente documento ao Chefe de Obras local, requerendo-lhe que, em conjunto com o DEER (Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais), procedam melhorias na Rodovia MG 260, tendo em vista que as intervenções técnicas e a criação de benfeitorias são consideradas de caráter necessário e urgente.

Integra as atribuições do vereador o exercício da função fiscalizadora, sendo as informações solicitadas necessárias para dar efetividade à mesma, todavia cito abaixo os locais que mais necessitam de manutenção, visando a segurança e o trafego de veículos automotores e motocicletas.

Citamos os locais que necessitam de melhorias abaixo:

• KM 21, proximidades da estrada de acesso ao Povoado de Corumbá, que necessitam de podas de árvores que avançam para o interior da pista de rolagem, prejudicando assim a visibilidade de motoristas que executam ultrapassagens no local. Evitando com isso possíveis acidentes ou colisões frontais, visto que estes galhos formam uma barreira visual.
  • KM 37, trecho com rebaixamento no piso asfáltico da pista de rolagem, nas proximidades da Cervam “Fábrica de Cerveja” ao lado do Bar e Restaurante do Paulinho, onde há riscos de aquaplanagem, devido a formação de poças volumosas d’água em dias de chuva, necessita urgentemente de nivelamento do piso afundado, para que evite qualquer tipo de acidente neste local, ressalto que um pouco antes no trecho duplicado desta mesma Rodovia, nas proximidades do Depósito de Materiais de Construção (CONTRAN) até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), foram constatadas a falta de 06 (seis) postes de iluminação pública na extensão do canteiro central deste trecho, sendo arrancados ou danificados por acidentes automobilísticos, sendo assim, (necessita de instalação de postes e retomada da iluminação em pontos escuros, que dificultam o tráfego de pedestres e veículos nos locais).
  • No trecho desta Rodovia, na pista de rolagem sentido aeródromo de Cláudio ao Parque Industrial Paulino Prado, especificamente no início da cabeceira do canteiro, foram constatados a falta de canaletas numa extensão de 200 metros aproximadamente, que auxilia na drenagem da enxurrada em períodos chuvosos, visto que deveria ser escoada para a galeria próxima a um açude, ou seja, (lagoa) às margens deste trecho. Pois há vários registros de capotamento de veículos no local, devido a aquaplanagem, pela falta da drenagem da enxurrada (necessita da instalação destas canaletas urgentemente).
  • Trecho de curva acentuada sentido Beira Rio – Cláudio, antes do motel Dommus, onde não há guard-rail (proteção metálica). Necessita de instalação.
  • KM 41, no trecho sentido Beira Rio – Cláudio, após a Cerâmica Safra (acesso ao Povoado da Formiguinha), às margens da Rodovia MG 260, falta de canaletas para auxiliar na drenagem em dias chuvosos. Pois foi constatada a formação de poças d’água numa extensão de uns 200 metros na pista de rolagem. Necessita de benfeitorias no local para evitar acidentes automobilísticos.
  • Há necessidade e a possibilidade de instalação de terceira faixa no trecho de aclive com início no trevo Beira Rio sentido Cláudio/MG, a Rodovia também necessita de um recapeamento com melhoria da sinalização em toda a sua extensão de aproximadamente 13 quilômetros, entre o trevo Beira Rio a Estação de Tratamento de Esgoto - ETE.

Diante do exposto, os vereadores subscreventes pedem o apoio dos colegas edis para a aprovação deste requerimento e antecipa agradecimentos ao Chefe de Obras local e ao DEER-MG, na certeza de que atenderá prontamente o que lhe é requerido.

Cláudio (MG), 10 de março de 2022.

Sargento Moisés

Vereador (CIDADANIA)