Quinta, 27 Mai 2021

INDICAÇÃO Nº 220/2021

O vereador signatário, no uso da função administrativa auxiliar que lhe conferem os artigos 203 e 204 do Regimento Interno, requer se digne essa Mesa Diretora, “ad referendum” do plenário; enviar a presente indicação ao Chefe do Poder Executivo local, sugerindo-lhe os seguintes serviços relativos à Antena de TV : 1) a regularização dos canais de transmissões de TV aberta na cidade junto ao Ministério das Comunicações; 2) a troca e modernização dos equipamentos de retransmissão dos sinais de canais já em operação no município; 3) estudar viabilização de parceria, para que seja transmitido em Cláudio a programação da TV Candidés.

A Melhoria na qualidade do sinal de transmissão de TV no município é imprescindível para que a população tenha, em suas residências, opções de informações e de lazer e já há algum tempo tem-se ouvido reclamações sobre problemas na transmissão e qualidade de alguns canais de TV em Cláudio.

Atualmente a administração tem a autorização junto ao Ministério das Comunicações somente do canal 05, hoje cedido a Record Minas, e o canal 28 – Rede Minas, tem a sua própria autorização. Os demais canais: 04 – Rede Vida, 07 – TV Integração (Globo), 09 – TV Alterosa (SBT), 11 – Band Minas e 13 – Canção Nova, segundo apurou-se, estão funcionando de forma irregular e por isso é importante o diálogo entre a Administração Municipal e as emissoras para que haja a regularização, e assim, no futuro, a população não seja afetada com a falta destes canais.

Outra questão a ser analisada é que em 2016, no Brasil, foi dado início ao desligamento do sinal analógico e sua substituição pelo sinal digital, e o prazo para a adequação a tal mudança se encerra em dezembro de 2023, sendo assim, é também necessária uma parceria junto as emissoras para a troca dos equipamento,  para possibilitar a transmissão digital, com garantia de  100% de qualidade da transmissão original, tanto no áudio quanto no vídeo.

Justifico ainda o pedido para a transmissão do Canal da TV Candides – afiliada Rede Minas - fundada em 1992 com sede em Divinópolis, tendo em vista o crescimento da emissora a nível regional e sua excelente programação comunitária, que atendem a voz da população, sendo que a própria emissora bem como anunciantes, tem o interesse neste projeto.

Diante dos motivos expostos o subscrevente pede o apoio dos colegas edis para a aprovação desta indicação e antecipa agradecimentos ao Chefe do Executivo na certeza de que fará o possível para a efetivação do que ora lhe é sugerido.

Cláudio (MG), 27 de maio de 2021.

DARLEY LOPES