História de Cláudio - MG (Minas Gerais)

 

HISTÓRIA DA CIDADE 

Na época do Descobrimento do Brasil, a região onde se encontrava o município de Cláudio era rica em florestas, água, caça e pesca, e era povoada pelos índios Cataguás. Com a chegada dos portugueses, as terras do Brasil passaram a pertencer ao rei de Portugal. Existem várias versões acerca da origem do município, sendo a mais conhecida delas a registrada na Enciclopédia dos Municípios brasileiros: “Os primeiros moradores da região datam de 1758, época em que aportaram na localidade duas famílias portuguesas, provavelmente em busca de ouro. Instalaram-se em barracas, às margens do córrego que, então, tomou o nome de Lavapés.Com o tempo, aos primitivos habitantes do local, foram se juntando outros, atraídos pelas notícias de fertilidades do solo e ricas minas auríferas no povoado denominado “Ouro Fala”. Afluíram então para a região famílias de localidades circunvizinhas e, como formavam clãs de certa linhagem, foram se entrelaçando com as primitivas pelo matrimônio, até que se formou uma sociedade relativamente bem organizada.

 

SIGNIFICADO DO NOME

Eram os chefes dessas duas famílias João Ferreira e Manuel Borges, um escravo de um desses, o qual chamava-se Cláudio, saiu logo no primeiro Domingo em sondagem pelos arredores e descobriu, ao fim do córrego, um ribeirão. Comunicada a nova, as duas famílias resolveram ir ver o” ribeirão do Cláudio “. Desde então conservou-se o nome de Cláudio para toda a região que veio formar, mais tarde, o município ainda hoje assim denominado”. 

 

ANIVERSÁRIO DA CIDADE

30 de Agosto

 

GENTÍLICO

claudiense

 

POPULAÇÃO

Segundo o censo 2010 do IBGE, Cláudio conta com 25.636 habitantes [3] , sendo que em 2000 a população era de 22.522; representando um aumento de quase 14% em uma década.

 

CARACTERÍSTICAS

A cidade de Cláudio é conhecida mundialmente como o “Maior Pólo de Fundições e Metalúrgicas da América Latina”. Possui um número invejável de Indústrias do setor. São mais de 80 empresas gerando empregos no município e região. Cláudio destaca-se na produção de móveis em alumínio, peças de ferro fundido e outros. Visite nossa cidade e descubra suas riquezas e o carinho de sua gente.

 

COMO CHEGAR

Localização: Centro-Oeste de Minas

Limites: Carmo da Mata, Itapecerica, Divinópolis, Carmópolis de Minas e Itaguara

Distâncias:

Da Capital: 141 km


Fonte: Site Prefeitura Municipal de Cláudio (MG)

Quem somos

Somos a Câmara Municipal de Cláudio. Trabalhamos em prol de melhores condições para todo o povo de nossa cidade.

Venham nos visitar, conheçam nossa cidade.

Últimas Notícias

05 Janeiro 2017
05 Janeiro 2017
05 Janeiro 2017
© 2017 Câmara Municipal de Cláudio. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Inova Sites

Search